11 de março de 2011

Computação em nuvem


Uma das grandes novidades destes últimos meses tem sido a nuvem, a famosa, Cloud Computing. Mas afinal o que é a nuvem? Existem várias definições mas em geral todas chegam a um mesmo consenso:

A nuvem é formada de aplicações ou recursos computacionais que não estão diretamente alocados a infraestrutura da empresa e sim disponíveis na internet ou em grandes redes WAN.

Nesta definição podemos colocar ainda duas outras, nuvem privada e nuvem pública.

Nuvem privada é a nuvem de uma empresa ou grupo de empresas que fornece recursos computacionais para as suas organizações e parceiros.

Nuvem pública é uma nuvem de maiores dimensões que pode oferecer serviços a níveis globais e diversas empresas ou pessoas poder desfrutar de seus serviços gratuitamente ou não.

Existe ainda um terceiro conceito de nuvem hibrida, que envolve as duas nuvens, tanto privada como publica. Neste conceito existe a sobreposição das duas realidades. Um bom exemplo para este conceito é: Uma empresa que necessite recursos computacionais que excedem a sua capacidade interna (Nuvem privada) pode de maneira centralizada solicitar recursos computacionais de uma prestadora de serviços da núvem pública. Desta forma depois de os serviços serem contratados e terem sido executados o solicitante recebe uma fatura como se fosse a conta de telefone, descrevendo o serviço prestado e o valor.

Um dos pré-requisitos para a computação em nuvem é claro a virtualização. Mas este assunto nos veremos em outro momento.

Vamos discutir sobre o assunto. Um bom sábado a todos!

0 comentários:

Postar um comentário