Existe um grupo de estudos formado por alunos do curso de Administração com ênfase em Gestão da Tecnologia da Informação na PUCRS eles estudam os principais frameworks de gestão e governança de TIC.
Abaixo um post sobre gestão em ambientes virtualizados, quais as suas principais vantagens e como o gestor deve encarar ele. Segue o link para o blog do grupo de estudos: L-GTIC!
Para um gestor de TIC é muito importante saber como utilizar plenamente os recursos computacionais que existem dentro de sua infraestrutura. Atualmente uma das melhores práticas para eliminar a subutilização é a virtualização.
A virtualização melhora consideravelmente a eficiência e a disponibilidade dos recursos computacionais da sua organização. Muitos gestores utilizam o modelo “um servidor, um aplicativo” e também acabam perdendo muito tempo administrando um ambiente complexo e desunificado de TIC. O gestor de TIC deve entender que o seu tempo é muito valioso, por isso deve utilizar o seu tempo para a estratégia do setor, empenhando-se em desenvolver serviços, trabalhar em melhorias e inovações.
Além de a virtualização trazer vantagens perante a gestão dos recursos, transformando a gestão de um data center complexo em algo mais simples e unificado em uma única interface amigável de gerenciamento. O gestor tem a possibilidade de alocar seus recursos humanos em funções de inovação e desenvolvimento. Este tipo de função acaba gerando muito mais valor a organização.
A virtualização traz agilidade e eficiência a infraestrutura. Com a possibilidade de automatização e dinâmica na alocação dos recursos computacionais a infraestrutura torna-se mais inteligente e não necessita mais tanta atenção quanto a migrações de recursos ou manutenções inesperadas.
Além de todas as vantagens quando gestor, temos inúmeras outras vantagens quanto a consolidação de recursos. Algumas delas são: economia de espaço físico, economia e eficiência energética, economia da refrigeração, economia em aquisição de infraestrutura, agilidade de resposta a demandas por recursos, agilidade perante mudanças e liberdade para movimentar os recursos dentro ou fora de sua infraestrutura.
Lembrando também que a virtualização é o primeiro passo dos gestores em direção a computação em nuvem.
Fonte: L-GTIC!