19 de dezembro de 2009

A economia internacional


Desde os tempos das embarcações que trocavam mercadorias e faziam o comercio marítimo esta modalidade de economia vem desenvolvendo-se. A globalização não é mais nenhuma novidade aos olhos do mundo contemporâneo, uma vez que as empresas capitalistas que atuam em determina região do globo podem estenderem sua atuação a outros países. Para as empresas, os limites geográficos são inexistentes, desta forma o mercado é regulado por empresas globalizadas que atuam em todo o mundo trazendo assim oportunidades e ameaças. Geralmente quando uma empresa não dispõem mais de demando no seu território ela procura mercados que tenham demanda, e caso ela não faça isso, outras empresas vão fazer. A busca pelo crescimento de capital é um dos principais fatores da economia internacional, e esta economia movimenta vários outros fatores políticos, econômicos e cambiais por todo o mundo, modificando este ambiente a cada instante e gerando mais oportunidades para empresas que tem potencial de se tornarem empresas globalizadas lucrarem.

Os três “eixos” da globalização do capital

Ao longo da história mundial, podemos destacar três eixos por onde a economia globalizada se sustenta. Servindo de veículo para a internacionalização do capital: o primeiro deles, o comercio externo reflete os bens ou serviços que ultrapassam fronteiras. O segundo é o investimento direto estrangeiro, que é quando uma empresa abre filiais em outros países. E o terceiro e último é a finança internacional, que é nada mais do que as movimentações financeiras entre instituições como por exemplo: empréstimos, ou investimentos.

As três etapas de internacionalização.

A presença internacional: Foi um dos principais fatores para o desenvolvimento da economia de forma global. Esta característica, traz investimentos e movimenta matéria prima, produtos industrializados, capitais e serviços por todo mundo, vendo que empresas as empresas atualmente competem a nível mundial.

Primeira etapa - Etapa Internacional: Esta etapa é marcada pela liderança internacional. Um exemplo claro desta etapa é a comercialização do café Brasileiro no mercado externo, que era possível somente pela infra estrutura e o investimento internacional. No início do século XX o movimento financeiro gerado pela exportação do café requeria a presença de bancos internacionais e desta forma trazia também financiamentos ou capitais estrangeiros para o desenvolvimento da estrutura agrícola Brasileira.

Segunda etapa – Etapa multinacional: Esta etapa é marcada pelo início da expansão de empresas em diversos países, montando filias em destinos relevantes ao seu planejamento estratégico. Esta etapa ocorre entre os anos 50 e 80 e é marcada por uma forte movimentação de empresas e de recursos financeiros entre filiais e matrizes, gerando oportunidades e concorrência em diversos países.

Terceira etapa – Etapa global: Depois dos anos 80 o mundo sofre uma violenta Globalização por todas as partes da economia. Mantendo relações mais estreitas entre países. Toda essa nova geração de empresas e mercados começa a utilizar a alta tecnologia e a comunicação a favor da economia internacional. E com esta agressiva aceleração do mercado mundial os governos foram implantando “proteções” para manter sua economia nacional estável, mas da mesma forma que as “proteções” ajudam, existe uma delicada balança que regula o nível desta proteção. O desequilíbrio desta balança pode trazer crises a nível mundial.

Estas três etapas, por seguirem uma ordem histórica e obedecendo uma lógica da evolução econômica, formaram a economia globalizada que conhecemos atualmente.

Entrando em aspectos mais teóricos da globalização da economia, começamos a ver fatores cambiais de moedas de forte influencia mundial, tais como o Dólar americano, principal moeda no mundo por respeitar e ter padrões que poderemos ver a seguir.

Categories: ,

1 comentários:

Mto bom. Parabéns pelo conteúdo. Numa próxima pode abordar sobre demanda e oferta de dinheiro.
Abçs.

Postar um comentário