A superioridade do Eagle é conseguida na destreza e aceleração, alcance, armamento e aviónica. O F-15 dispõe de sistemas electrónicos e armamento para detectar, focar, perseguir e atacar aviões inimigos quer em espaço aéreo aliado ou inimigo. Os sistemas de armamento e controle de vôo foram desenhados para que uma única pessoa possa realizar combate ar-ar com segurança e eficácia.
A aceleração e agilidade do F-15 são conseguidas através de dois motores de elevada potência e reduzida carga alar, fatores vitais na capacidade de manobra, permitindo elevada velocidade ascensorial, alto teto operacional, e capacidade superlativa de manutenção de curva sustentada, características favoráveis em combate em altas e médias altitudes.
O sistema aviónico multi-missão inclui um HUD (Head Up Display) que projeta ao nível dos olhos informações de vôo, navegação, aproximação além de informes sintetizados do radar e IFF. Conta ainda com sistema de navegação inercial, instrumentos de vôo, comunicações em VHF e UHF, sistema de combate táctico, e sistema de aterragem por instrumentos. Também comporta um sistema de combate táctico electrónico, montado internamente, e um conjunto de contramedidas electrónicas e computador central.
O versátil sistema de radar de pulso Doppler permite a detecção de alvos a altitudes superiores e inferiores ao avião, sem a confusão observada pela paisagem. Consegue detectar e perseguir aviões e alvos de pequenas dimensões a grande velocidade, a distâncias além do alcance visual, e a altitudes superiores ao nível das árvores. O radar alimenta o computador central com informações sobre o alvo para uma entrega eficaz do armamento. Para lutas frente-a-frente, de curto alcance, o radar automaticamente foca o avião inimigo, sendo esta informação projectada no HUD. O sistema de guerra electrónica do F-15 dispõe de aviso contra ameaça e contramedidas automáticas contra ameaça. Devido à velocidade ascensorial e teto operacional encontrados no F-15, o avião foi batizado de "Nave de guerra das estrelas" por ter sido cogitado como plataforma secundária de armas para o programa Star Wars, (conhecido oficialmente como Strategic Defense Iniciative, durante o Governo Ronald Reagan.
A versatilidade do F-15 permite-lhe também carregar uma vasta variedade de armas ar-ar. O sistema bélico automatizado permite ao piloto realizar combates aéreos com segurança e eficácia, usando o HUD, a aviónica e os controlos do armamento localizados quer na manete do motor ou do controlador de navegação. Sempre que o piloto alterne entre sistemas de armamento será automaticamente visualizado no HUD o respectivo sistema de armas e solução de tiro.
O Eagle pode ser armado com combinações de quatro armas ar-ar: mísseis AIM-7F/M Sparrow, mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM avançados de alcance médio nos cantos inferiores da fuselagem, mísseis AIM-9L/M Sidewinder ou AIM-120 em dois suportes nas asas, e uma metralhadora interna 20 mm Gatling na asa direita.
Prevê-se que o modelo F-15C/D venha a ser substituído pelo F-22 Raptor, embora não se possa determinar o destino destes aviões. Devido às suas características de alta tecnologia é muito provável que se mantenha operacional durante bastante tempo ainda.
Descrição
Fabricante - McDonnell Douglas
Primeiro vôo - Julho de 1972
Entrada em serviço - Novembro de 1974
Missão - Caça táctico
Ataque - Ar-terra
Tripulação - 1, 2
Dimensões
Comprimento - 19,43 m
Envergadura - 13,03 m
Altura - 5,68 m
Área (asas) - 56,5 m²
Peso
Tara - 12.700 kg
Peso total - 20.185 kg
Peso bruto máximo - 30.845 kg
Propulsão:
Motores - 2x Pratt & Whitney F100-100 afterburning turbofans
General Electric F110 afterburning turbofans
Velocidade:
máxima - 2.660 km/h (Mach: 2,5)
Alcance - 4.631 km
Teto
máximo - 19.800 m
Relação de subida - 15.240 m/min
Armamento:
Metralhadoras 1x20mm M61 Vulcan cannon with 940 rounds (A/B/C/D) / 500 rounds (E)
Mísseis/
Bombas:
4xAIM-7F (mísseis AMRAAM)
4xAIM-9 Sidewinder (ASRAAM) nas asas, mais um total de 16.000 lb. (7.257 kg) em compartimentos nas asas e num compartimento central
Video:
Mãe! Eu quero ser piloto!
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