2 de maio de 2010

Tecnologia NVIDIA CUDA

A tecnologia CUDA da NVIDIA não é tão nova (existe desde 2006), mas não é muito conhecida pelo público geral. Porem ela é vastamente usada no meio científico pela sua propriedade de utilizar GPU em conjunto com o CPU. Não entendeu? O que a NVIDIA diz é o seguinte:

"CUDA é a arquitetura de computação paralela da NVIDIA que possibilita aumentos significativos na performance de computação pelo aproveitamento da potência da GPU (unidade de processamento gráfico).
Com milhões de GPUs habilitadas para CUDA vendidas até o momento, desenvolvedores de software, cientistas e pesquisadores continuam achando os mais diversos usos para a CUDA, incluindo processamento de vídeos e imagens, biologia e química computacionais, simulação de dinâmica de fluidos, reconstrução de imagens de Tomografia Computadorizada, análise sísmica, traçado de raios e muito mais."

Ficou mais claro agora? No meu caso usando um PC para fins domésticos eu compraria uma placa mãe boa, uma placa de vídeo para jogar jogos recentes e também um bom processador. Porem um investimento para montar um computador muitas vezes é bem alto pela placa de vídeo, e esta placa de vídeo só irá me ajudar nos jogos?

Ai que quero chegar. Planejar um computador pessoal hoje em dia requer o conhecimento de várias tecnologias que ajudam na "interação" entre placas e softwares. Ter uma boa placa de vídeo é ótimo, usar o "poder de fogo" desta placa de vídeo em outras aplicações que não sejam somente especificas dela, melhor ainda.

Para maiores informações sobre o que é CUDA. Clique aqui.

Para ver demonstrações de trabalhos feitos com ajuda da tecnologia CUDA. Clique aqui.

Para saber que instituições, empresas e grupos utilizam CUDA para melhorar o desempenho nas pesquisas ou projetos. Clique aqui.

“As empresas e instituições de pesquisa estão percebendo que os processadores gráficos podem lidar com outros tipos de trabalho com velocidade de 10 a 150 vezes maior em comparação com processadores padrão. Eles dividem os grandes problemas em tarefas menores e, mais tarde, reúnem novamente os resultados.”

-- Ashlee Vance, Jornalista, The New York Times

Categories: , ,

0 comentários:

Postar um comentário