17 de junho de 2009

O que sabemos sobre Vinhos


Qual a definição de vinho?

É uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Européia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas

Como estão divididos os vinhos?

• Quanto à classe – que tipo de vinho ele é.
• Quanto à cor – Com que cor de vinho o produto final obteve.
• Quanto ao teor de açúcar – O grau de açúcar, podendo ser produto da fermentação ou ser adicionado.
• Quanto à variedade da uva – Quanto as diferentes misturas de uvas, ou uma única uva.

O que determina o processo de fabricação de um vinho?

A fermentação do produto resultante da dilaceração da uva, e o tempo e como vai ser armazenada.

A qualidade de um vinho é resultado de que fatores?

Qualidade da uva, tempo que fica repousado, experiência da vinícola em sua composição.

Quais são as espécies de uvas empregadas na vinificação?

Mais de 800 castas, mas as mais importantes são: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah /Shiraz, Tempranillo, Pinot Noir, Gewürztraminer, Semillon, Riesling, Chardonnay e Gamay.

Com relação à colheita, quais cuidados os produtores devem tomar para um vinho de boa qualidade?

Escolherem bem as uvas, de preferência fazer a colheita manual, para evitar que usem uvas estragadas ou que apresentam menor qualidade em sua formação.

Como são conhecidos os sistemas de condução da parreira?

Pode ser conduzida suspensa, de forma aérea, desta forma não tem uma insolação parelha e pode ser conduzida em fileiras, para um melhor aproveitamento do sul, geralmente em encostas, com um ângulo adequado.

Você concorda com as seguintes assertivas: “O vinho quanto mais velho, melhor”. Explique.

Não necessariamente, existem vinhos que ficam bons mais velhos e outro vinhos feitos para serem tomados logo em seguida da colheita, isso depende da variedade da uva, da técnica utilizada na vinícola e também é claro, do gosto do degustador.

“Degustar vinhos e saber apreciá-los com objetividade é privilégio de algumas pessoas que estudam ou viajam para isso”. Explique.

Bem eu acredito que uma pessoa que estude, que tenha a oportunidade de viajar e conhecer como o vinho é produzido do inicio ao fim e dessa forma corra o mundo conhecendo as diferentes variedades, vai saber apreciar e degustar com objetividade, pois esta se preparando para isso, esta estudando para perceber todas as sensações e principalmente esta conhecendo todas as diferentes sensações que o vinho lhe proporciona.

Em poucas palavras, o que compreende a degustação de um vinho?

Compreende a percepção com os sentidos, de todas as sensações, como aroma, paladar e audição (por alguns degustadores), e apreciar o prazer que o vinho lhe proporciona.

O que envolve o conceito de harmonia num vinho?

Envolve todas as características que aquele vinho possui e principalmente o meio onde ele vai ser introduzido, como por exemplo, um tipo de gastronomia adequada.

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário