16 de junho de 2009

Papo de Cervejeiro!


A equipe do Descontinuando preparou algumas questões sobre Cerveja e nossa opinião! Comente.

Você sabia que a palavra chope vem da palavra em alemão schopp, que é uma medida – 300ml, e que com o tempo, passou a designar a bebida?

Qual a deusa da mitologia romana que esta ligada às cervejas? Ceres, deusa romana ligada a fertilidade agrícola.

A Reinheitsgebot, a mais antiga lei válida do mundo, que data de 1516, afirma que a cerveja alemã só pode ter como ingredientes quais produtos? a Lei de Pureza, que determina os ingredientes que podem ser usados na fabricação de cerveja: cevada, lúpulo, malte e água.

Como estão divididas as cervejas? Quais suas diferenças básicas?

ALE
Graduação alcoólica de 3 a 5,5%, com exceção de algumas marcas fortes. Cerveja de alta fermentação, não pasteurizada, típica da Grã-Bretanha, mas comum também nos EUA. Tem um gosto forte de lúpulo e cor de cobre avermelhado. Bebida à temperatura ambiente, para não perder o sabor. A marca inglesa Bass é o exemplo clássico de ale.

GUEUZE
Tipo incomum de cerveja feita com trigo, num processo semelhante ao do vinho, típica da região de Bruegel , perto de Bruxelas, na Bélgica. A fermentação é feita por meio de microorganismos naturais, sem o acréscimo de fermento. A cerveja gueuze é feita em diversas variações de sabor e teor alcoólico, obtidas por meio da mistura de várias infusões fermentadas e envelhecidas, conhecidas como lambic ou lambiek. Uma versão ainda mais incomum de gueuze é a kriek, fermentada duplamente com cerejas amargas e própria para se tomar no verão.

LAGER
Termo geral usado na Alemanha e nos países de idioma inglês para definir as cervejas de baixa fermentação, sejam elas dos tipos pilsener ou budweis, da Boêmia; münchener, da Bavária; vienna, dortmund ou einbeck (chamada bock). A maioria absoluta das cervejas feitas no mundo é de baixa fermentação, mesmo que nem sempre isso seja dito nos rótulos. As cervejas deste tipo precisam de ser armazenadas por algumas semanas, a fim de amadurecer, antes de serem postas à venda. Daí o termo lager, que em alemão, significa guardar. As expressões alta e baixa fermentação referem-se à posição em que a levedura (fermento) se encontra no tanque de fermentação. A técnica da baixa fermentação começou a ser usada em larga escala na metade do século XIX, depois de Pasteur ter conseguido esclarecer aos cervejeiros e vinicultores, pela primeira vez, como é que exactamente o fermento actua na fabricação de bebidas. A partir daí, conseguiu-se uma cerveja mais consistente, estável e borbulhante que as tradiccionais, feitas pelo método de alta fermentação, até hoje usado nas cervejas do tipo ale e stout. O método antigo, no entanto, é preferido pelos connaisseurs, por produzir uma cerveja com mais sabor e personalidade.

PILSENER
Graduação alcoólica 5%. É o tipo de cerveja mais conhecido do mundo. A original foi criada em 1842, em Pilsen, na Boêmia, hoje parte da Tcheco-Eslováquia. Com a sua coloração dourada e brilhante, a sua forte efervescência, o seu sabor puro e bem seco, e as suas qualidades digestivas semelhantes às da água mineral Perrier, a pilsener tornou-se a mais popular das cervejas de baixa fermentação , o brinde mais comum entre os povos europeus de língua alemã. Com a sua congénere de Budweis e as suas contemporâneas de Viena e Munique, a Pilsener foi largamente imitada após a sua criação. Hoje, somente a empresa alemã criadora da pilsener original possui o direito de usar a marca Urquell Pilsner® (urquell significa "a procedência original de"). A maioria dos imitadores usa a grafia pilsener.

STEEM BEER
Graduação alcoólica de aproximadamente 5%. A única cerveja típica dos Estados Unidos. O seu nome, cuja tradução seria "cerveja de vapor", refere-se ao facto de libertar uma grande pressão quando colocada nos barris. A Steam Beer é feita por um processo híbrido, destinado a produzir um tipo de cerveja semelhante à lager alemã, produzida em antigas indústrias que não dispunham do necessário ambiente refrigerado. O resultado é um cerveja semelhante à ale, mas de grande personalidade. Uma das melhores e mais conhecidas Steam Beers é a Anchor ®, produzida em São Francisco.

STOUT
Graduação alcoólica de 3 a 7,5%. Cerveja de alta fermentação feita com cevada torrada e, às vezes, não preparada. Ainda que seja produzida em pequena escala, e em muitos países do mundo, ela é mais popular na Grã-Bretanha, onde há dois tipos: a adocicada e de baixo teor alcoólico (como a Mackeson ®) e a forte e seca (como a famosa irlandesa Guinness ®).

TRAPPIST
É originária da Bélgica e só pode ser feita em mosteiros, pelos monges. Somente 5 mosteiros na Bélgica produzem este tipo de cerveja: Westmalle, Chimay, Rochefort, Orval e St. Sixtus. Existem 2 tipos de cerveja Trappist. A escura ou dobrada, como é chamada, é produzida com malte caramelizado e tem uma cor escura e um sabor suave. Esta cerveja contém 7% de álcool e deve ser tomada a uma temperatura entre 10 e 14 graus celsius. O outro tipo é a Tripel, uma cerveja dourada de sabor pesado e espuma muito cremosa. Ela tem 8,5% de teor alcoólico.
A cerveja Abby é parecida com a Trappist. A diferença é que ela é produzida nas grandes cervejarias belgas, que utilizam receitas compradas dos mosteiros que pararam com a produção de Trappist. As cervejas Trappist e Abby têm alta fermentação e não costumam ser filtradas, por isso devem ser servidas com cuidado para evitar que a levedura presente na garrafa caia no copo.

Qual a diferença entre chope e cerveja? O que se fabrica nas cervejarias é chope. O chope se “transforma” em cerveja já dentro da garrafa, quando passa por um processo de pasteurização (elevação da temperatura por tempo determinado) para aumentar sua estabilidade microbiológica. Portanto, a princípio, a diferença é que o chope não é pasteurizado, e a cerveja sim.

A qualidade da água influi no produto final? CLARO! Por isso a AMBEV se mudou para Águas Claras.

Qual a finalidade da espuma? Cria uma barreira, impedindo a contaminação da cerveja.

Qual a temperatura ideal para degustar uma boa cerveja? Temperatura ambiente para uma boa cerveja, o que não é caso das industrializadas no Brasil. As cervejas industrializadas no Brasil devem ser bebidas bem geladas, para não sentir o seu gosto.

Qual é o copo ideal para uma boa degustação? Uma Caneca com alça para evitar aquecer a cerveja.

Descreva, genericamente, as partes do sistema de produção da cerveja.

1º - Moagem - O grão do Malte é triturado.
2º - Mistura – O Malte triturado é misturado com água quente.
3º - Lautering (a filtragem da mistura) – Filtragem do liquido doce e fosco.
4º - Borrifamento – É borrifada água quente na superfície nos grãos do Malte na caldeira.
5º - A Fervura - Enquanto o mosto é fervido, o lúpulo é adicionado.
6º - Resfriando o mosto - Depois da fervura, é necessário resfriar o mosto rapidamente, para evitar a contaminação por microorganismos e evitar a formação de DMS.
7º - Fermentação - No mosto resfriado e oxigenado é inoculado a levedura.
8º - Filtragem - Esta etapa não faz parte dos processos de cervejas Ale, pois o objetivo é manter fielmente as características originais da cerveja. Nas cervejas comerciais, depois da fermentação e maturação, a cerveja é filtrada para remoção do excesso de leveduras, clarificação e estabilização.

Uma ótima quarta feira!

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário