8 de julho de 2009

A China copia tudo - Shanzhai

Tenho escutado muito de amigos e visto em camelôs e lojas de importados, produtos do tipo, IPhone, iPod e outros eletrônicos de marcas boas a venda por bagatelas. Chega mais próximo da vitrine e vejo algumas diferenças do design tradicional destes produtos, então percebo que são cópias.

A China atualmente domina o mercado de eletrônicos portáteis, tudo o que existe no mundo a china copia, colocando funções e tudo mais. Podemos dizer que a china coloca prod
utos a preços mais baratos semelhantes aos que tem preços mais salgados, mas e quanto à qualidade destes produtos? O que sabemos sobre a duração deles. Bem eu realmente não sei, mas vejo todos os dias estes MP3, MP4, MP5 e assim por diante nas lojas e pessoas usando e penso: será que é bom? Durável? É barato, não sairia tão caro repor um caso ele estrague, mas daí eu penso mais a fundo, se tem memória, esta memória guarda dados, que valor tem estes dados? Se eu perdesse meu Pendrive neste final de semestre eu perderia umas 3 cadeiras no mínimo, por que eu tinha vários trabalhos nele.

Mas ai vem a grande questão, o iPhone não é produzido na China? SIM. Assim como vários outros dos nossos tão utilizados portáteis eletrônicos e semelhantes, marcas ótimas têm fábricas na China. Shanzhai, em Chinês significa Fortaleza na montanha, mas também é usada como grife das fabricas que falsificam os produtos na china, onde o controle de qualidade é p
raticamente zero.

O maior pólo de fábricas da China fica em Shenzhen, onde temos
fábricas de qualidade e outras não, mas pode ter certeza que os produtos que você encontra nas bancas dos camelôs e em outros lugares com o selinho “Made in China” vieram de lá. Mas grandes marcas como Apple e Microsoft também estão presentes na cidade.

Como pode um formato de compactação de música .mp3 virar
um tipo de classificação dos produtos em geral fabricados na China? Hilário não, hehehe. Olhe como são classificados os produtos:

MP3 – Música
MP4 – Vídeo (até aqui tudo bem)
MP5 – Câmera
MP6 – Celular
MP7 – Rádio
MP8 – Jogos
MP9 – TV
MP10 – Dual-SIM (Dois Slots para Chip de operadoras de telefonia)

Incrível não? Como os Chineses dominam esta técnica de agregar funções em produtos.
Com todo este mercado aquecido que a China proporciona, não é de hoje minha idéia de ir até Guangzhou e entrar na Feira de Cantão que é um Mega Evento com muitos tipos de produtos e acertar algumas exportações da China para o Brasil, também a Idea de abrir uma Exportadora na China, morar em Hong Kong e abrir uma importadora no Brasil com um Apartamento em Vitória no Espírito Santo (Melhor imposto de Importação é o do Porto de Vitória) e pronto, ganhar a vida assim, e pode ter certeza que não ganharia pouco.


Mas vendo tudo isso e chego aqui no final do meu texto e me pergunto ainda, será que vale a pena comprar um produto falsificado?

Gostou da idéia de ir na Feira de Cantão? (Canton Fair) Este aqui é o site oficial da feira.

0 comentários:

Postar um comentário