17 de agosto de 2009

O futuro do ensino escolar


Hoje meu primeiro dia de aula neste segundo semestre. Estava lá assistindo minha aula de Contabilidade Gerencial, e me veio em mente um pensamento, alias uma pergunta: “Como vai ser o ensino escolar daqui alguns anos?” Pensem bem, a alguns anos atrás, quem tinha um curso de datilografia, tinha emprego, quem tinha uma faculdade também. Porem atualmente, o que nos garante um emprego? Bem posso dizer que muito conhecimento e oportunidades de alguém te indicar não garantem, mas são fatores importantes, principalmente ter muito conhecimento.

E como uma criança que vai nascer pode se preparar para um mercado de trabalho cada vez mais exigente? Com uma base de ensino melhorada e atualizada. Eu já até vejo escolar ensinando Português e Inglês em níveis de igual para igual, não mais aquele inglês matado do colégio, e é claro, ensinar desde cedo. Também vejo que lá pela quinta série, você vai começar a aprender HTML, as aulas de arte vão ser técnicas e ferramentas de PhotoShop e também vão estudar linguagens de programação.

Parece exagero? A meu ver não. Uma sociedade que vai crescer em meio à tecnologia e tendo que estar preparada para um mercado que vai exigir coisas que a anos atrás não existiam vai ter que se preparar desde cedo é claro.

Coisas que pareciam opções a alguns anos atrás, como cursos de idiomas e cursos de informática avançados, hoje em dia são obrigatórios. Se você não sabe inglês, você esta fora das melhores vagas do mercado, se você não domina o pacote Office da Microsoft, você tem muito poucas condições de pegar um emprego “meia boca”. Saber lidar com linguagens WEB esta cada vez mais comum.

Com certeza a estrutura de ensino vai ter que se adaptar às novas tendências do mundo moderno. Mas não se esquecendo de manter o que tem de bom do ensino atual, não deixar os cadernos de lado, criando crianças que nem sabem escrever manuscrito e só querem saber de digitar, muito menos criando estas crianças falando um dialeto do português ou das outras línguas como podemos ver na internet. Para o desenvolvimento correto é de extrema importância esta mudança, mas com qualidade e mantendo vários conceitos do ensino atual.

Mas mesmo assim penso, quando será que mudanças deste porte vão acontecer? Acho que já esta na hora de começarem a pensar nisso, Se vocês pais tiveram dificuldades na vida, vocês não imaginam as dificuldades que os filhos de vocês vão ter se não estiverem preparados.

Escrito ao som de Shinedown - Second Chance
Fonte: Gabriel Coli

0 comentários:

Postar um comentário