12 de agosto de 2009

A vida de um universitário sem estágio


Outro semestre começando e eu aqui em busca de um bom estágio. Quando eu falo um bom estágio, me vem na cabeça dois distintos tipos de “bons” estágios, os que tu faz o que sabe e ganha bem, e os que tu aprende muita coisa nova e ganha pouco. Estou em busca dos dois, mas o que o mercado me oferece? O mercado pede pessoas capacitadas nas áreas de atuação, não dão chance para pessoas que querem aprender. Já passei um semestre sem estagiar, e morando longe dos pais é difícil se manter assim sem grana e o tempo todo em casa ou na faculdade gastando dinheiro.

Cada vez que mando um currículo ou um e-mail para uma empresa ou pessoa responsável por fazer uma seleção, eu penso, “como ela seleciona as pessoas na pilha de currículos dela?” então reviso meu currículo, que esta organizado de uma maneira que eu mesmo desenvolvi para ele ser bem claro e de fácil compreensão.

Mas logo em seguida eu vejo o que? O meu mercado e meu perfil, conhecimento e experiência. Vejo que tenho um currículo débil de várias necessidades do mercado atual. Começo a procurar estágios que pagam pouco e não me oferecem nenhum conhecimento em especial. Mas mesmo assim não sou selecionado. Pergunto-me por quê? (consultei o post sobre os por quês, hehehe)

Neste momento vejo que muitas das vagas de estágio são preenchidas com indicações, muitas vezes estas indicações podem dar certo, ou não, mas uma coisa é certa, eu estou louco para conseguir um bom estágio, que me pague bem, ou que me ensine muitas coisas novas que eu quero aprender nessa área de TI que vai ser meu futuro.

Escrito ao som de Jack White & Alicia Keys - Another Way to Die
fonte: Gabriel Coli

Categories: ,

3 comentários:

Meu primeiro estágio foi mesmo por indicação, sendo que depois de seis meses fui efetivado.

Pelo jeito está te faltando um pouco de network para contatos de trabalho.

Apesar de ter sido contrato por indicação, vejo muitas pessoas serem contratadas através da central de estágios da minha faculdade, e geralmente são pessoas sem muita experiência mesmo.

Se a instituição que você estuda não tem uma central de estágios, talvez você possa pedir ajuda para os seus professores.

Professores da área de TI sempre estão recebendo pedidos de indicação de pessoal para preencher vagas de estágio e emprego.

estou na mesma!!!
mas siga o conselho de cima!
boa sorte para nós!

Olha consegui meu estágio por um concurso que prestei numa prefeitura...mas são áreas diferentes...eu faço Direito...
Enfim a realidade pra qualquer estagiário é que hoje pra conseguir um estágio e futuramente um emprego, você tem que ter Q.I(Quem Indica...)
Te desejo boa sorte neste semestre
Abraços

Postar um comentário