26 de agosto de 2009

O universitário em busca do cargo de CIO


Quais são as certezas que um estudante tem, quando o assunto é o mercado de trabalho onde ele vai atuar após a sua formatura na graduação? Bem pensando nisso e depois de assistir uma aula de Gestão da Informação Corporativa, pensei muito sobre o assunto. Segundo a minha formação, após minha formatura vou sair da faculdade como um CIO, apto a desempenhar o cargo de CIO de alguma empresa. Mas é claro, isso não é tão fácil assim, em qualquer empresa, como eu não tenho experiência nesse cargo ou similar, vou ter que fazer a famosa subida hierárquica através dos mais variados setores e cargos de uma empresa. Mas pensando não tanto adiante, imaginem todo o estudo e preparo que eu vou ter que ter agora durante minha faculdade para poder sair dela, em busca do importante cargo de CIO, para até posteriormente ser o CEO da empresa. Seria ótimo! Mas realmente atualmente o conhecimento é fundamental, a experiência também, e lá vamos nós, estudantes, estudar em busca no futuro das melhores vagas do mercado.

Pesquisei um pouco sobre as siglas e a Wikipédia como sempre, me deu uma mão. Segundo a Wikipédia CIO é:

O Chief Information Officer ou CIO é um título de cargo dado ao diretor de informática, o responsável pela informática de uma empresa. Eles normalmente respondem ao Chief Executive Officer ou ao Chief Financial Officer. Em organizações militares, eles respondem ao commanding officer ou ao commanding general da organização.

A importância desse cargo tem crescido satisfatoriamente desde que a tecnologia da informação tem a cada dia se tornado mais importante para as empresas. O CIO pode ser um membro do quadro de executivos de uma empresa, a depender do tipo de organização.

Não há uma qualificação especial típica para CIO. Cada posição diferente de um CIO tem a sua própria maneira de trabalho. Até há pouco tempo muitos CIO possuíam formação em ciência da computação, engenharia de software ou sistemas de informação, mas isso não é uma generalidade. Muitos eram tidos como técnicos há algum tempo. Mais recentemente, é mais importante para um CIO demonstrar sua capacidade de liderança, seu faro de negócios e sua perspectiva de estratégias muito mais do que habilidades técnicas. É muito comum hoje o CIO ser apontado no lado executivo de uma organização, e não mais técnico.

CIO é algumas vezes sarcasticamente chamado de "Career Is Over" (fim de carreira), devido à grande raridade de um CIO se tornar um CEO.

O papel de um CIO em alguns casos têm-se estendido para um Chief Knowledge Officer, CKO, que trabalha também com conhecimento, não apenas com informação. Hoje os CIO tem/devem abrir a caixa preta da TI, sair de dentro das salas e participar de reuniões e tomar iniciativas.

0 comentários:

Postar um comentário